Cronologia

1500 - 1700

1548 - Inicia a imigração forçada de escravos africanos para o Brasil.

1577 - Primeiro registro do vocábulo Capoeira na língua portuguesa: Pe.Padre Fernão Cardim (SJ), na obra: "Do Clima e da Terra do Brasil". Conotação: vegetação secundária, roça abandonada.

1640 - Início das invasões holandesas. Desorganização social do litoral brasileiro. Evasão dos escravos africanos para o interior do Brasil. Aculturação afro-indígena. Organização de centenas de quilombos. Surgem as expressões: "negros das capoeiras", "negros capoeiras" e "capoeiras".

1712 – Primeiro registro escrito do termo capoeira, no Vocabulário Português e Latino, do Padre D. Rafael Bluteau, seu significado contudo não se refere à luta.

1770 - A mais antiga referência de capoeira enquanto forma de luta. "Segundo os melhores cronistas, data a capoeiragem é de 1770, quando para cá andou o Vice-Rei Marquês do Lavradio. Dizem eles também que o primeiro capoeira foi um tenente chamado João Moreira, homem rixento, motivo porque o povo o apelidava de 'amotinado'. Viam os negros escravos como o 'amotinado' se defendia quando eram atacados por quatro ou cinco homens, e aprenderam seus movimentos, aperfeiçando-os e desdobrando-os em outros e dando a cada um seu próprio nome"[1].
25 de Abril de 1789 - Primeira menção da capoeira em registros policias na prisão de Adão, pardo, escravo, acusado de ser "capoeira"[2].

1800

1809 – D. João VI criou a Guarda Real de Polícia, para seu chefe foi nomeado o major Nunes Vidigal. Perseguidor notório de capoeristas, o major Vidigal era por si só um exímio capoerista.

1813 – Antônio de Morais Silva acrescenta o termo capoeira no Diccionario da Língua Portugueza composto originalmente pelo Padre D. Rafael Bluteau.

1821 – Carta da Comissão Militar do Rio de Janeiro enviada para Carlos Frederico de Paula, Ministro da Guerra, requisitando o retorno dos castigos aos capoeiristas.
Decisão de 31 de outubro: determinou sobre a execução de castigos corporais em praças públicas a todos os negros chamados capoeiras.
Decisão de 5 de novembro: determinou providências que deveriam ser tomadas contra os negros capoeiras na cidade do Rio de Janeiro.

1822 - Decisão de 6 de janeiro: mandava castigar com açoites os escravos capoeiras presos em flagrante delito.

1824 - Decisão de 28 de maio: dava providências sobre os negros denominados capoeiras.
Decisão de 14 de agosto: mandava empregar nas obras do dique os negros capoeiras presos em desordem, cessando as penas de açoites.
Decisão de 13 de setembro: declara que a portaria de número 30 do mês de agosto compreende somente escravos capoeiras.
Decisão de 9 de outubro: declara que os escravos presos por capoeiras devem sofrer, além da pena de três meses de trabalho, o castigo de duzentos açoites.

1826 - O artista francês Jean Baptiste Debret retrata um tocador de berimbau em "Joueur d'Uruncungo".

1828 – O capoeiras sempre tidos como marginais e desordeiros ajudando a conter a Revolta dos Mercenários.

1831 - Decisão de 27 de julho: manda que a junta policial proponha medidas para a captura e punição dos capoeiras e malfeitores.

1832 - Postura de 17 de novembro: proibia o Jogo da Capoeira: "...trazem oculto em um pequeno pau escondido entre a manga da jaqueta ou perna da calça uma espécie de punhal..."..."tomam providências contra todo e qualquer ajuntamento junto às fontes, onde provocavam arruaças e brigas; próximo a Igreja do Rosário, no Largo da Misericórdia, onde à noite as mulheres de reuniam...".

1834- Decisão de 17 de abril: solicita providências a respeito dos operários do arsenal de marinha que se tornarem suspeitos de andar armados (fez referência a uma acusação de assassinato feita contra um negro, e mencionou que já haviam sido dadas ordens ao chefe de polí­cia sobre os capoeiras).
Decisão de 17 de abril: dá providências a respeito dos pretos que depois do anoitecer forem encontrados com armas ou em desordens.
Postura de 13 de dezembro: dá mais providências contra os capoeiras.

1835 – Pela primeira vez é retratado o jogo de capoeira pelo alemão Johann Moritz Rugendas no livro Voyage Pittoresque dans le Brésil com as gravuras "JOGAR CAPOEIRA ou Danse de la guerre" e "SAN SALVADOR".

13 de Maio de 1888 - A Princesa Isabel decreta a Lei Áurea abolindo a escravatura no Brasil.
Surge o primeiro livro sobre a Capoeira: o romance "Os Capoeiras", de Plácido de Abreu, onde aparece a primeira nomenclatura de movimentos.

1889 - Proclamação da República. Deportação dos capoeiras considerados criminosos para o Arquipélago de Fernando de Noronha. Nasce a proposta da Ginástica Nacional, como instrumento de Educação Fí­sica, a partir do reaproveitamento dos movimentos da Capoeira. Esta forma desportiva foi liberada pela polí­cia.

1890 - Decreto nº 847 de 11 de outubro de 1890. Introdução da Capoeira no Código Penal da República, no Capí­tulo XIII "Dos Vadios e Capoeiras" em seus artigos 402, 403 e 404. Continuidade ao processo de prisão e deportação dos capoeiristas criminosos para o Presí­dio de Fernando de Noronha e para a Colônia Correcional de Dois Rios na Ilha Grande.
Apesar dos capoeristas terem um papel heróico na Revolta dos Mercenários e na Guerra do Paraguai, o Governo Republicano instaurado em 1889 continuou a política de repressão à Capoeira do período Imperal, e em 1890 editou um decreto criminalizando a prática da Capoeira.

1900

1904 - Luta do capoeirista Cirí­aco, contra o lutador de Jiu-jitsu Sada Miako. Este evento ocorreu através de alvará autorizado pela polí­cia, dentro do contexto da Luta Brasileira.

1907 - Edição do livreto apócrifo: Guia do Capoeira ou Gymnástica Brasileira. Nele as iniciais "O.D.C." que significam: ofereço, dedico e consagro.

1928 - Surge no Rio de Janeiro o primeiro Código Desportivo de Capoeira sobre o nome de Gymnástica Nacional (Capoeiragem) Methodizada e Regrada. Este trabalho, de autoria de Aníbal Burlamaqui (Zuma), trouxe uma nomenclatura ilustrada de golpes e contragolpes, área de competição, regulamento de competição, critérios de formação de árbitros, fundamentos históricos, uniformes e outras informações.

1932 - Mestre Bimba funda a primeira academia oficial de capoeira.

1933 - Fundação em 5 de novembro, por intervenção de Aníbal Burlamaqui do Departamento de Luta Brasileira (Capoeiragem) da Federação Carioca de Boxe.

1936 - Em 13 de março o jornal a Gazeta da Bahia trouxe um depoimento de Manuel dos Reis Machado (Mestre Bimba) afirmando que "a polí­cia regulamentará estas exibiçoes de capoeiras de acordo com a obra de Aníbal Burlamaqui (Zuma) editada em 1928".
Fundação do Departamento de Luta Brasileira (Capoeiragem) da Federação Paulista de Pugilismo, em 4 de novembro, por influência da Aníbal Burlamaqui.

1937 - Mestre Bimba funda o Centro de Cultura Fí­sica e Luta Regional, através do Alvará n° 111, da Secretaria da Educação, Saúde e Assistência de Salvador. Enfocando seu trabalho no campo esportivo, obtém aceitação social, passando a ensinar para as elites econômicas, polí­ticas, militares e universitárias.

1940 - Decreto 2848. Instituiu o novo Código Penal Brasileiro. No mesmo não é citada a Capoeira. A partir desta data o uso da palavra "Capoeira" foi liberado.

1941 - Decreto 3.199 assinado pelo presidente Getúlio Vargas, o qual estabeleceu as bases da organização dos desportos no Brasil. Através do mesmo foi constituí­da a Confederção Brasileira de Pugilismo que já na fundação teve o Departamento Nacional de Luta Brasileira (Capoeiragem), que foi o embrião da Confederação Brasileira de Capoeira. Este foi o primeiro reconhecimento desportivo oficial da modalidade.
Mestre Pastinha funda a primeira academia oficial de Angola.

1945 - Dando prosseguimento ao Projeto da Ginástica Nacional, o Prof. Inezil Penna Marinho publica o livro: Subsí­dios para o Estudo da Metodologia do Treinamento da Capoeiragem. Esta obra também foi inspirada em Aníbal Burlamaqui.

1949 - Mestre Bimba leva alguns alunos a São Paulo para competir com outras lutas. Na década de 1950, Mestre Bimba viajou vários estados apresentando a capoeira. Começa a expansão da capoeira baiana pelo território brasileiro.

1952 - Fundação do Centro Esportivo Capoeira Angola, em Salvador, celebrizado por ter à frente o Mestre Vicente Ferreira Pastinha. Seu enfoque é eminentemente esportivo e civilizador da Capoeira.

1953 - O Conselho Nacional de Desportos expede a Resolução 071, estabelecendo critérios para a prática desportiva da Capoeira. Este foi o segundo reconhecimento desportivo oficial.
Em Salvador, Mestre Bimba e seu alunos se apresentam no Palácio do Governo para o governador da Bahia Juracy Magalhães e o presidente da República Getúlio Vargas. Getúlio teria dito então: "a única colaboração autenticamente brasileira à educação física, devendo ser considerada a nossa luta nacional".

1966 - Participação dos representantes da chamada Capoeira Angola, sob a liderança de Mestre Pastinha, no Primeiro Festival de Artes Negras de Dakar. A capoeira começa a expandir para o mundo. A delegação brasileira volta do Senegal afirmando que não existia Capoeira na África. Passam então a reivindicar uma posição nacional, afirmando que a "Capoeira Angola" é a verdadeira Luta Brasileira.

1967 - A Força Aérea Brasileira organizou o Primeiro Congresso Nacional de Capoeira.

1969 - A Força Aérea Brasileira organizou o Segundo Congresso Nacional de Capoeira.

1972 - Terceiro reconhecimento oficial da Capoeira como uma modalidade desportiva, por ato do Conselho Nacional de Desportos. Inicia-se a fundação das Federações Estaduais de Capoeira, sob a jurisdição do Departamento Nacional de Capoeira da Confederação Brasileira de Pugilismo.

1974 - Mestre Bimba morre, no dia 5 de fevereiro, em Goiânia.

1974 - Em 14 de Julho de 1974 os Senhores Comendador Airton Neves Moura (in memorian),
Mestre Mello (in memorian), Profº Mestre Gladson de Oliveira Silva, Mestre Edson Luiz Polim, Mestre Djamir Pinatti e Mestre Jose Andrade fundão a Federação Paulista de Capoeira também denominada F.P.C. e ligada à Confederação Brasileira de Pugilismo, sendo a primeira no mundo, e tendo como atual Presidente o Prof° Mestre Hermes Soares dos Santos.

1975 - Realizacão do Primeiro Campeonato Brasileiro de Capoeira por intermédio da Federação Paulista de Capoeira.

1981 - O professor Inezil Pena Marinho apresenta o Projeto Técnico-Cientí­fico da Ginástica Brasileira, inspirada na Capoeira, ao Congresso Mundial da Associação Internacional de Escolas Superiores de Educação Física.
Mestre Pastinha morre, em 13 de novembro.

1982 - Realizacão do Primeiro Campeonato Mundial São Paulo X EUA por intermédio da Federação Paulista de Capoeira.

1985 - Realizacão do Primeiro Festival Folclórico Brasileiro De Capoeira por intermédio da Federação Paulista de Capoeira.

1992 - Fundação da Confederação Brasileira de Capoeira através do desmembramento do Departamento Nacional de Luta Brasileira (Capoeira) da Confederção Brasileira de Pugilismo.

1993 - Realização do Primeiro Congresso Técnico Nacional de Capoeira, ocorrido na cidade de Guarulhos - SP. Objetivo: padronização de procedimentos técnicos, culturais, desportivos e administrativos.
Primeiro Seminário Técnico de Elaboração do Regulamento Nacional de Capoeira, ocorrido, na cidade de Salvador.

1995 - Reconhecimento da Capoeira e vinculação da Confederação Brasileira de Capoeira ao Comitê Olímpico Brasileiro.

1997 - Homologação do Superior Tribunal de Justiça Desportiva da Capoeira pela Ordem dos Advogados do Brasil.
Organização do Segundo Congresso Técnico Nacional de Capoeira. Avanço nas padronizações técnicas e desportivas.

1999 - Realização do Terceiro Congresso Técnico Nacional e Primeiro Congresso Técnico Internacional de Capoeira, na cidade de São Paulo. Aprofundamento das padronizações técnicas e difusão para o exterior.
Fundação da Federação Internacional de Capoeira, em São Paulo.
Fundação da Associação Brasileira de Árbitros de Capoeira, em São Paulo.

google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagens.

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...