Capoeiristas

Besouro Mangangá: capoeirista baiano do século XIX, reconhecido como exímio lutador, imortalizado nas músicas da capoeira e recentemente retratado em um longa-metragem com seu nome.
Manduca da Praia: temido capoeirista no Rio de Janeiro do século XIX.
Madame Satã: polêmico capoeirista do Rio de Janeiro da primeira metade do século XX, sua vida foi retratada em filme.
Mestre Waldemar: representante da capoeira da periferia de Salvador, foi alvo de vários estudos acadêmicos durante os anos 1950, inventor das ladainhas.
Mestre Adenina: lutou pela libertação dos escravos.
Rosa Palmeirão: conhecida e respeitada capoeirista de Salvador, reconhecidamente hábil e bela. Dela se dizia que numa briga teria derrotado seis homens ao mesmo tempo, que teria escapado doze vezes da prisão e que navegava como um homem.

Capoeira Regional
Mestre Bimba (Manoel dos Reis Machado): criador da capoeira regional.
Mestre Eziquiel: aluno de Bimba, divulgou a capoeira pelo mundo e foi um de seus maiores cantadores e compositores.
Dr. José Cisnando Lima: aluno de Bimba, auxiliou o mestre no estabelecimento das bases da luta regional baiana.
Mestre Capixaba: fundador da A.C.A.P.O.E.I.R.A., difundiu e difunde a capoeira nos cinco continentes.
Mestre Suassuna: fundador do Grupo Cordão de Ouro, pioneiro da capoeira Regional em São Paulo. Gravou um dos primeiros discos de capoeira.

Capoeira Angola
Mestre Pastinha (Vicente Ferreira Pastinha): fundou a primeira escola de capoeira Angola legalizada pelo governo baiano.
Mestre João Pequeno: aluno de Pastinha, é o mais velho e reconhecido mestre da capoeira Angola de Pastinha em atividade.
Mestre João Grande: aluno de mestre Pastinha, um dos mais reconhecidos mestres de capoeira Angola em atividade, comanda ainda hoje seu grupo na cidade de Nova Iorque.
Mestre Nô, (Norival Moreira de Oliveira): fundador dos grupos Retintos, Orixás da Bahia, Capoeira Angola Palmares e da associação Brasileira Cultural de Capoeira Palmares (ABCCP).

Outros
Camafeu de Oxóssi: foi um mestre de capoeira e figura de destaque no candomblé baiano.
Mestre Burguês, fundador da federação Paranaense de capoeira em 1985. Teve dezenove CDs de capoeira produzidos.
Mestre Camisa Roxa (Edvaldo Carneiro e Silva): aluno de Bimba, grão-mestre do grupo Abadá, divulgador da capoeira no exterior.
Mestre carioca (Celso Carvalho Nascimento): sendo-lhe atribuído um estilo único, um dos mais antigos capoeiristas do Rio de Janeiro em atividade.
Mestre Mão Branca (William Douglas Guimarães): mestre mineiro fundador do grupo Capoeira Gerais, que propaga a capoeira para mais de 22 países.
Mestre Peixinho (Marcelo Azevedo Guimarães): mestre do Rio de Janeiro, fundador do centro Cultural Senzala de capoeira.

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...